SETOR

| A profissão

Paisagismo:

É uma área de conhecimento interdisciplinar que combina ciência e arte, sustentando-se nas ciências naturais, sociais e tecnológicas, nas humanidades e nas artes. Função exercida pelo paisagista / arquiteto – paisagista, profissional com amplos conhecimentos de ciências exatas (matemática, desenho espacial), ciências naturais (solo, climatologia, biologia), ciências socioculturais e artísticos para planejar, projetar, implantar e gerir contratos relativos a projetos de áreas verdes e áreas livres, compreendendo todos os aspectos que interferem na paisagem, nos espaços abertos (não construídos), com função artística, de recreação, amenização, circulação e preservação ambiental, integrando o homem à natureza.

__________

A Profissão de Paisagista ou Arquiteto da Paisagem

No Brasil, apesar de existirem associações de Paisagistas, só existe uma graduação específica para Paisagismo, o curso da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) de Composição Paisagística, criado em 1972 e reconhecido em 1979, com carga horária de mais de 2000 (duas mil) horas voltadas ao Paisagismo. Entretanto, a falta de regulamentação da profissão dificulta em muito a atuação de seus egressos no mercado, pois Conselhos Profissionais da Arquitetura e da Agronomia e Engenharia alegam exercício ilegal da profissão.

A ANP iniciou o movimento pela regulamentação da profissão de paisagista no Brasil, e em 2011 apresentou a demanda ao Deputado Ricardo Izar. Desde então tramita no Congresso Nacional o Projeto de Lei 2043/2011.